Ursos Polares: Curiosidades
- ZooLog
- 3 de jan. de 2018
- 2 min de leitura

Habitantes dos climas congelantes do círculo polar ártico, os ursos polares podem viver tranquilamente em regiões com neve e geleiras, onde praticam o seu papel de caçadores vorazes, não sendo nada bonzinhos com as suas presas.
Em média, os ursos polares ficam de 1 a 1,5 metros de altura, mas quando está de pé sobre as patas traseiras, um urso polar macho adulto pode chegar a quase três metros. Longitudinalmente, eles têm de 2,2 a 2,5 metros da cabeça ao traseiro, sendo que a sua cauda acrescenta mais 7,5 a 12,5 centímetros.
Sobre a questão do peso, os machos são mais pesados do que as fêmeas. Para você ter uma ideia, um urso polar macho pesa em torno de 350 a 800 quilos. Porém, eles podem muito bem chegar a um peso mais alto do que esse, como o do maior urso polar já registrado, que pesava uma tonelada! Esse exemplar foi morto em Kotzebue Sound, no noroeste do Alasca, em 1960, e está em exposição no aeroporto de Anchorage. As fêmeas são mais levinhas, pesando de 150 a 300 quilos.
Os ursos polares são animais realmente belos com seus pelos claros. Mas sabia que, apesar da pelagem dos ursos parecer branca, ela é, na verdade, transparente? A aparência branca vem da luz refratada através dos fios. Durante o verão, essa pelagem pode ser tornar um pouco amarelada devido à oxidação provocada pelo sol ou até acinzentada, dependendo da época ou condições de luz. Essa tonalidade de seus pelos fornece uma boa camuflagem para os animais na neve ou no gelo. O interessante é que a pele, embaixo dos pelos, é bem escura (que cobre uma camada extra de gordura), fornecendo um isolamento para absorver melhor o calor dos raios do sol para que o animal fique bem aquecido nas temperaturas gélidas.
Essa pele cresce também na parte inferior das suas patas, protegendo-os contra as superfícies frias e proporcionando uma boa aderência no gelo. Além disso, as patas dianteiras guardam outra característica interessante: elas são levemente “aladas” entre os dedos, o que as tornam ideias para remar durante o nado. Aliás, os ursos polares são excelentes nadadores e isso é ótimo também para a caça. Eles podem nadar até 100 quilômetros sem descanso.
Referências
Comments