top of page
The Lion Sleeps Tonight - The Tokens
00:0000:00

E tome RHABAS! Um pouco sobre raiva

  • Foto do escritor: ZooLog
    ZooLog
  • 2 de jan. de 2018
  • 2 min de leitura


O vírus da raiva canina começou a circular nos últimos 200 anos na África, associado à influência da colonização européia, como se tornou bem estabelecido, sua erradicação é difícil. A palavra raiva se origina do sânscrito rhabas, que significa “fazer violência”. Todos os animais de sangue quente são vulneráveis à infecção pelo vírus da raiva, mas somente os mamíferos são vetores dessa patologia.


A raiva, também conhecida como “mal das cadeiras” e “doença do cachorro louco”, é uma zoonose causada por vírus do gênero Lyssavirus que se caracteriza por provocar encefalomielite aguda fatal em animais de sangue quente. A doença é transmitida principalmente por morcegos e animais carnívoros. De acordo com o código sanitário internacional da Organização Internacional das Epizootias (OIE), os países membros devem notificar anualmente a ocorrência dos casos.


A importação de cães domésticos infectados pode ter contribuído para a disseminação do vírus para espécies silvestres. A transmissão é sempre causada pela mordida de um animal infectado que tenha o vírus da raiva em sua saliva. Ocasionalmente, é possível que a raiva resulte da ingestão de tecidos ou secreções infectadas. Foi relatada suspeita de infecção transplacentária em gambás, morcegos e em uma vaca.


A primeira vacina foi desenvolvida por Louis Pasteur, em 1885, baseada na atenuação da amostra de vírus de rua por passagens seriadas em coelhos, mediante os estudos de Galtier, em 1879. No Brasil, a raiva em bovinos foi diagnosticada pela primeira vez no Estado de Santa Catarina por Carini, em 1911, quando corpúsculos de Negri foram identificados nos tecidos nervosos de cérebros de bovinos mortos pela “doença misteriosa”.


A raiva é a sétima doença infecciosa de caráter global de maior importância, com estimativa de 40 a 70 mil mortes humanas no mundo, das quais 40 a 50 mil ocorrem no continente Asiático, 30 mil na Índia, sendo 40% ocorridas em crianças.


Fonte: Greene, Craig E. Infectious Diseases of the Dog and Cat-E-Book. Elsevier Health Sciences, 2015.

 
 
 

Comments


Publicações 

The Lion Sleeps Tonight - The Tokens
00:0000:00

© 2023 by The Mountain Man. Proudly created with Wix.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Flickr Icon
  • Black Instagram Icon

Faça parte da nossa lista de emails

bottom of page